EDUCAÇÃO EM PAUTA – nº III – ano 0

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa Educação é o conhecimento e prática dos usos considerados corretos socialmente = CIVILIDADE, CORTESIA, POLIDEZ e nessa edição do Boletim Educação em Pauta somos apresentados a todos esses movimentos em prol da educação que todos almejamos.

As Escolas da rede municipal tem se reinventado diariamente para transpor as barreiras provocadas pela COVID-19 e sabemos que este momento histórico ficará para sempre em nossas memórias.

Conheçam as atividades desempenhadas pelos múltiplos atores da educação. Aplausos para todas e todos que lutam por uma educação de qualidade e lembrando do cantor mineiro Milton Nascimento: “Se muito vale o já feito, mais vale o que será”.

Cordialmente,

Prof. Albano de Souza Tibúrcio
Secretário Municipal de Educação


Vamos conhecer as boas práticas das Escolas Municipais José Castellões de Menezes, Arnaldo Rodrigues Pereira e Luiz Carlos Gomes Beato. Parabéns a toda Equipe pelas atividades desenvolvidas e por reinventar a Educação em tempo de pandemia!


Os Projetos Momento Cultural e Momento Lúdico acontecem na E.M.“José Castellões
de Menezes”
e no CEI “Geraldo de Assis Zebral” e têm como objetivo, divulgar o trabalho
realizado. Durante o Ensino Remoto, as apresentações foram virtuais, exibidas nos grupos de
estudos e página do Facebook da escola.


PROJETO OLIMPÍADAS 2021 foi realizado no mês de junho, com os alunos do Ensino Fundamental II, Ed. Física, da EM Arnaldo Rodrigues Pereira visando trabalhar a diversidade dos esportes olímpicos de forma prática e atrativa. Para tanto, inicialmente os alunos aprenderam sobre as edições das Olimpíadas e como a pandemia afetou de uma maneira global a realização da mesma, que a princípio aconteceria em 2020.


Os professores Acílio e Arthur, dos Componentes Curriculares de História e Educação Física, promoveram durante os segundo e terceiro bimestres o projeto interdisciplinar: “O Maior Espetáculo da Terra: Futebol e História na Escola”. Esse trabalho está sendo feito com os alunos do 9º ano da Escola Profissional, divididos em diferentes grupos. Os temas são retirados do livro “O Futebol explica o Brasil” e os alunos são convidados a fazer vídeos explicativos que são apresentados em aulas síncronas pelo Google Meet. O projeto ainda está em andamento e tem gerado o envolvimento assíduo dos alunos, que se identificaram com a proposta fazendo vídeos criativos e informativos.


OBA 2021

No mês de maio, aconteceu a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA. Esta Olimpíada é realizada em todo o Brasil. O nosso município sempre participou dessa Olimpíada e tem se destacado a cada ano. Este ano não foi diferente. Mesmo diante do cenário de aulas remotas, nossos professores e equipe escolar se mantiveram firmes e preparam nossos alunos em busca de mais uma experiência. O resultado nos deixa ainda mais felizes.

Foram medalhas de ouro, de prata e medalhas de bronze para as escolas da rede municipal de Conselheiro Lafaiete. Veja a lista completa aqui.

Escola MunicipalOuroPrataBronze
“Professora Nilce Moreira”031011
“Marinho Fernandes”01
“Dr. Rui Pena” – CAIC0101
“Napoleão Reis”020302
“Meridional”041612
“José Castellões de Menezes”0302
“Jair Noronha”0101
“Doriol Beato”180902
“Alfredo Laporte”010102
“Júlia Miranda”02
Total de premiações:314432

CONCURSO VALE: USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA

A Escola Municipal “Romeu Guimarães” participou do Concurso promovido pela Empresa Vale com o tema: Uso Sustentável da água. Os alunos José Henrique Colatino dos Santos, Jorge Miguel Barreto Murta, Lívia Vitória de Oliveira, Luiz Guilherme Moreira da Paz foram os ganhadores na modalidade Desenho.


CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO:
RESGATE À INFÂNCIA

As escolas da rede municipal de Conselheiro Lafaiete desenvolvem durante todo o ano letivo ações que vislumbram o combate à erradicação do Trabalho Infantil. Algumas escolas além de suas ações cotidianas, participaram também do Concurso promovido pelo Ministério Público do Trabalho com o tema Resgate à Infância. Esse concurso é realizado em 3 etapas: municipal, estadual e nacional.

As alunas  Nicolly Gabrielle Vieira Santos da Escola Padre José Lobo da Silveira foi classificada para a etapa estadual na modalidade POESIA; e Carolina Gabriela de Siqueira Silva, da Escola Municipal “Professora Nilce Moreira”, também classificada para a etapa estadual, na categoria CONTO.


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCREVENDO O FUTURO

No dia 31 de agosto, finalizou a etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro. Mais uma vez, nossas escolas tiveram alunos selecionados para a etapa estadual.

As alunas Lívia Mariane de Paula Freitas e Kamille Eduarda Souza Cunha, da Escola Municipal” Professora Nilce Moreira” foram classificadas para a estapa estadual nas categorias, Memórias Literárias e Crônicas. Já a aluna, Geovana de Souza Santos, da escola Municipal “Pedro Rezende dos Santos”, também foi classificada na categoria Poesia.


COLETIVO JOVEM

A SEMED imbuída em oferecer uma boa formação aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Napoleão Reis e prepará-los para a iniciação no mundo do trabalho ofereceu em parceria com a Instituição Coletivo Jovem, o Curso Coletivo Jovem On-line. O curso tem como objetivo colaborar para o jovem planejar seu caminho na conquista do 1º emprego com preparação para entrevistas de emprego no formato virtual e presencial e ao final do curso, o aluno recebe um certificado e tem a oportunidade de se cadastrar no Banco de Vagas das empresas parceiras do programa Coletivo Jovem.  O curso foi de livre escolha para a participação dos interessados.


Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.

Rubem Alves

Um comentário

  1. Parabéns a SEMED , aos professores e alunos pelas premiações de projetos e concursos ,olimpíadas no Mural de Boas Práticas no Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *