EDUCAÇÃO EM PAUTA – nº II – ano 0

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Apresentamos a todos os Servidores e Comunidade Escolar o Boletim número II da Secretaria Municipal de Educação, um informe que tem o objetivo de apresentar as principais atividades desenvolvidas em prol da Educação Municipal. Dessa vez o implementamos em formato amplo e de melhor acesso a todos por meio da plataforma Avelina Noronha.

Sabemos que a Educação mudou sobremaneira nesse novo mundo e estar juntos com vocês nessa caminhada é fator fundamental para alcançarmos o sucesso de nossas crianças, jovens e das Comunidades. Não capacitamos jovens para o ambiente de trabalho, formamos pessoas para o mundo.

Nossos meios de comunicação estão sempre disponíveis, podem contactar-nos por meio do e-mail educacao@conselheirolafaiete.mg.gov.br ou pelo telefone 31 3769 9060.

Desejamos um bom retorno às atividades pedagógicas.

Um abraço a todos,

Prof. Albano de Souza Tibúrcio – Secretário Municipal de Educação


Boas práticas na Educação

Começamos a nossa segunda edição do boletim com as boas práticas das Escolas Municipais Meridional e Escola Municipal Vereador José Aleixo de Matos. Parabéns a toda a Equipe pelas atividades desenvolvidas e por reinventar a Educação em tempo de pandemia!


A Escola Municipal Meridional vem se reinventando a cada dia. Através de recursos, projetos e muita ludicidade, pretende motivar seus alunos e possibilitar uma aprendizagem significativa. Os alunos participam das atividades propostas com muita dedicação e empenho.


A Escola Municipal Vereador José Aleixo de Matos com o compromisso de promover situações de aprendizagens próximas às atividades pedagógicas presenciais, compartilha com vocês a Festa Junina da turminha da Tia Sueli (3º Ano) em tempos de isolamento social.


Colégio Tiradentes em Lafaiete

O Secretário de Educação Prof. Albano tem acompanhado e colaborado com as tratativas para que Lafaiete receba uma unidade do Colégio Militar Tiradentes. Em contato com o comando do 31º BPM e representantes da SRE/CL aferiram necessidades para retomada das negociações da vinda deste educandário para a nossa cidade. Por ocasião da visita do governador Romeu Zema à cidade o prefeito Mário Marcus manifestou por ofício apoio irrestrito para a conclusão das negociações. Agora estão na fase de alocações dos espaços e estudos técnicos do local mais viável para a instalação desta referência de ensino básico regular que muito contribuirá para a qualidade da oferta educacional no município.


Professora Lafaietense é escolhida para participar do Projeto Habitat Marte

A Professora Aline Kessi de Paiva Fonseca, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Doriol Beato foi selecionada para participar da Missão 73 da estação espacial análoga Habitat Marte em parceria com a AEB – Agência Espacial Brasileira. Leia mais no site da PMCL.

Parabéns Profa. Aline pela importante conquista. Sabemos que outros Servidores da Rede Municipal têm alcançado grandes vitórias pessoais em suas carreiras. Compartilhe conosco suas histórias de sucesso pelo whatsapp da SEMED


Escola Municipal “Júlia Miranda Nogueira” na luta pela erradicação do trabalho infantil

No mês em que se aborda a luta pela erradicação do trabalho infantil diversas ações têm sido desenvolvidas por vários setores da administração municipal. Neste sentido a Escola Municipal “Júlia Miranda Nogueira”, em consonância com o Ministério Público do Trabalho, também entra nesta luta. Para tal, realizou diversas ações, foram trabalhadas cartilhas, fotos, conversas, vídeos e depoimentos. Essas são ações de conscientização, visto que o trabalho infantil viola direitos fundamentais e compromete o desenvolvimento físico, intelectual e psicológico das crianças. Leia mais no site da PMCL


Secretaria Municipal de Educação promove encontros de formação para uso da plataforma Seneca

No início de junho foi realizado dois encontros de capacitação para os Professores do Sistema Municipal de Ensino para uso da plataforma Seneca, uma ferramenta aliada para oferta de atividades em formato on-line por meio de aplicativo. Os encontros podem ser acessados no canal do YouTube da SEMED. Caso tenha perdido essa oportunidade acompanhe a gravação e envie suas dúvidas para a Profa. Flávia Belham que está à disposição para ajudá-lo.


Comitê municipal de gerenciamento para retorno e funcionamento das aulas durante a pandemia

As ações do Comitê continuam para termos um retorno às salas de aula de forma segura e producente. Ao longo do último mês foi encaminhado para todas as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino um Plano Estratégico para Retorno às Aulas – PERA em formato on-line onde os gestores, em conformidade com seus Comitês Escolares, apresentaram seus planos de retorno. Esse material está sendo avaliado e resolvidas as pendências os documentos são encaminhados para a Vigilância Sanitária – VISA para as visitas in-loco. Vale lembrar que o retorno será realizado de maneira segura, momento este que será apontado pelos índices sanitários. O Comitê Municipal possui um site para acompanhamento público de todo o processo.


Equipe Escolar recebe a primeira dose da vacina

Todos os Servidores da Educação receberam a primeira dose da vacina que protege a todos da COVID-19. A vacina, que não e um imunizante, mas um agente protetivo das complicações da doença foram aplicadas pela Secretaria Municipal de Saúde conforme o calendário nacional de vacinação. O público da Educação ingressou no calendário para que seja oferecida segurança aos docentes e discentes das redes públicas e privadas de ensino no momento de oferta de aulas em formato não remoto. Em algumas semanas a segunda dose será aplicada a todos novamente e é muito importante que fiquem atentos à isso.

Ao lado a Profa. Vera Adriana da EM Vereador José Aleixo de Matos comemorando sua vacinação.


Conselhos recebem encontros capacitivos

Os Conselhos Municipais de Alimentação e do FUNDEB receberam em datas distintas encontros de capacitação de suas funções e atribuições. Ambos os órgãos municipais de acompanhamento e controle social foram recompostos nesse primeiro semestre onde abriu-se a necessidade de uma formação para os novos integrantes e uma atualização para os que já ocupavam cadeira nos Conselhos. A Capacitação do CMACS-FUNDEB foi realizada pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete e poderá ser acessada aqui. Já a com os membros do CAE foi realizada pela própria SEMED. Veja mais no site da PMCL.


Google for Education

A Secretaria Municipal de Educação conquistou a plataforma Google for Education que possui uma gama de ferramentas que tem o intuito de apoiar alunos e professores com as facilidades das ferramentas on-line. A equipe técnica está realizando contato com as escolas para a implantação do sistema, realizando capacitações com as equipes. Por meio desse sistema foi implementado também as contas de e-mail institucionais para todos os alunos e professores da Rede. Dessa maneira eles terão acesso às salas de aula e todo o conteúdo apresentado pelos professores. A instalação está sendo segmentada, dentro em breve todas as Escolas irão receber esse suporte para a oferta de aulas em formato on-line.


Presidente da UNDIME Minas visita a SEMED – Conselheiro Lafaiete-MG

No final de junho o Secretário Municipal de Educação de Carandaí – Marcelo Wagner de Oliveira esteve na sede da SEMED para encontro com o Prof. Albano de Souza Tibúrcio. Marcelo é o presidente da UNDIME-MG. Na oportunidade discutiram sobre a situação da Educação Municipal em tempos de pandemia e os alinhamentos regionais dos municípios.


SEBRAE

A SEMED, em continuidade ao processo de interlocução setorial através do CODEC – Conselho de Desenvolvimento Econônimo – reuniu-se neste mês através do Secretario Municipal de Educação Prof. Albano, com o SEBRAE nas pessoas dos Srs. Luís Paulo e Aristides Rocha do Regional Centro para avançarem no diálogo propositivo do cooperativismo, empreendedorismo e educação financeira na Educação Básica Pública do município, bem como no estudo técnico de implantação do Projeto Piloto da Escola Empreendedora no município.


Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!

Paulo Freire

9 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. Adorei!
    Fico feliz que estejam buscando uma educação de qualidade para o nosso município. Nós estamos nos esforçando muito para atrair e chegar até nossos alunos de forma remota. A plataforma “Google for Education” será muito importante para professores e alunos.
    Grande abraço para todos!

    Professora Jane Márcia Apolinário Reis.
    Escola Municipal “Marechal Deodoro da Fonseca”

  2. Parabéns a todos que estão buscando uma educação de qualidade, para melhorar nosso ensino remoto. Agradeço a minha diretora Giovana por todo carinho, dedicação, respeito e empenho para com todos os funcionários, alunos e familiares da E. M. Vereador Alfredo Mafuz.
    Professora Sândra Lacerda – Arte

  3. Parabéns pela criação da Plataforma Avelina Noronha e também pela escolha do nome. Ela trará inspiração para acolhimento e divulgação de novas práticas em prol do crescimento da Educação de nosso município. Nossa rede é formada por profissionais compromissados que se empenham e se renovam para vencer os desafios e fazer uma educação de cada vez mais qualidade.
    Pedagoga: Andréa Cristina Gualberto Rezende
    Pedagoga
    E.M. Professor Olavo Mendes Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *