EDUCAÇÃO EM PAUTA – nº I – ano 0

Olá,

A Secretaria Municipal de Educação apresenta o boletim: EDUCAÇÃO EM PAUTA. O projeto é um resumo das ações executadas, que será encaminhado regularmente com a finalidade de participarmos sobre a ações desenvolvidas em prol da Educação de qualidade. Vivemos momentos difíceis. E estamos nos reinventando, atrelados à boa vontade e esperança em dias melhores, sairemos vitoriosos dessa turbulência momentânea.

As equipes escolares, com criatividade, empenho e envolvimento de todos têm apresentado resultados.

Com satisfação, periodicamente, vocês compartilharão destas conquistas através deste novo boletim informativo, que servirá a todos como um estreito meio de comunicação da SEMED com todos os servidores da Rede Municipal de Educação.

Agradecido pela dedicação nos trabalhos, desejo sucesso a todos!

Prof. Albano de Souza Tibúrcio – Secretário Municipal de Educação


Boas práticas da Educação

A partir do número II, as Escolas da rede municipal irão apresentar suas atividades de sucesso realizadas durante o ano letivo. Será um mural virtual de boas práticas na educação pública, aguardem!


Comitê Municipal de Gerenciamento para retorno e funcionamento das aulas durante a pandemia

Por força do decreto municipal nº 39 de 26 de fevereiro de 2021 foi constituído no âmbito da Secretaria Municipal de Educação o Comitê Municipal de Gerenciamento e Funcionamento das Aulas durante a pandemia. Um órgão consultivo e deliberativo ao Executivo Municipal, composto de representantes da SEMED, SRE, Ministério Público, Conselheiros do CME e CMS, representantes das Escolas Particulares e da Câmara Municipal. Até o momento o comitê encaminhou matérias sobre a entrega de kits de alimentação, materiais pedagógicos e está deliberando sobre a composição dos Comitês Escolares de enfrentamento à pandemia. O órgão acredita que precisamos voltar presencialmente, mas com consciência e no momento certo. A preocupação atual é o “COMO” iremos retornar.


Apostilas ABC

Atividades Básicas Curriculares é um caderno de apoio às aulas ministradas pelos professores no formato remoto. Neste ano o material está sendo construído pelos docentes das Escolas Públicas Municipais onde conseguem propor atividades próximas à realidade curricular ministrada em sala. O Secretário Municipal de Educação – Prof. Albano – parabeniza todos os profissionais escolares envolvidos que, com esmero, entregam um caderno de atividades muito bem elaborado, de rico conteúdo didático e autoral. A capa foi desenhada pelo ilustrador lafaietense Jorge Inácio que contemplou pontos históricos de nossa cidade.


Câmara Técnica de Ações Pedagógicas

Instituída pela resolução SEMED nº 01 de 27 de abril de 2021 a Câmara Técnica de Ações Pedagógicas visa avaliar, refletir e planejar ações educacionais pertinentes em formato coletivo com as escolas públicas municipais. Esta Câmara é composta pelo CME, Analistas, Inspeção e Gerência de Supervisão de Ensino que juntos trabalham pela construção de estratégias de sucesso para o processo de ensino e aprendizagem neste momento de enfrentamento à pandemia do COVID-19.


SEMED e Secretaria de Obras realizam visitas técnicas para a execução e manutenções de pequenos reparos

A demanda de pequenos reparos e de manutenção nas Escolas Municipais é permanente. Assim, a SEMED e os técnicos da Secretaria de Obras têm executado um cronograma de visitas para levantamento e planilhamento de intervenções estruturais.


SEMED promove apoio socioemocional aos
Servidores Municipais da Educação

A Secretaria Municipal de Educação, SEMED, com o intuito de acolher os profissionais da Educação no retorno às atividades remotas, sabendo da fragilidade que impele a todos neste momento de tantas dificuldades e incertezas, firmou parceria com a Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Campus de Conselheiro Lafaiete, junto ao Curso de Psicologia, para promover o serviço de apoio psicológico aos servidores que assim desejarem. O projeto é desenvolvido de forma virtual através de grupos de terapias com os alunos dos anos finais do Curso de Psicologia sob a coordenação da Professora Aline Gomes Martins. Dia 8 de abril, foi realizado, virtualmente, o momento inaugural do Projeto com a participação da Professora Raissa Tette e da Coordenadora Aline Martins que trouxeram palavras valiosas aos participantes sobre o tema Saúde Mental e Educação. A Secretaria Municipal de Educação agradece à Equipe da UNIPAC e deseja a todos os servidores sucesso em sua jornada.


Geoprocessamento
será um aliado da educação pública municipal

A Secretaria Municipal de Educação iniciou a atividade de geoprocessamento de dados administrativos e pedagógicos com o intuito de traçar ações planejadas e mais assertivas na melhoria da qualidade do ensino público municipal. No dia 23 de abril o Secretário com a presença do Prof. Leandro Magno, responsável pela área na Prefeitura Municipal, reuniu-se com os departamentos da SEMED para apresentar o sistema. A proposta é inserir dados que serão dimensionados possibilitando a verificação de indicadores pertinentes à educação e traçar planejamentos.


Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto debatem estratégias da Educação Municipal

Os Secretários de Educação das cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto tem-se reunido periodicamente para traçar estratégias sobre as aulas remotas, conectividade dos alunos e parcerias para a melhoria do ensino. O intuito destas reuniões é o fortalecimento regional da Educação e a construção de metas comuns. Outros municípios devem somar ao grupo estruturando e fortalecendo as ações propostas.


Secretário de Educação participa da Reunião do CODEC

Atendendo às metas da atual administração municipal de intercâmbio entre os setores e a modernização das ações públicas, o Prof. Albano esteve na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete – CODEC para palestra sobre a importância do apoio de todos os segmentos econômicos à Educação Básica Municipal. Em sua fala salientou sobre a importância do plano de governo da atual administração para estreitar os laços do campo das políticas públicas educacionais com o desenvolvimento econômico. A construção de parcerias trarão melhor qualidade à educação e ao desenvolvimento econômico municipal.


Escolas recebem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

As escolas da rede municipal de ensino estão passando por adequações para implantação do Projeto de Incêndio e Pânico. Ao todo são 42 escolas que passam por melhorias e adaptações, sendo que em 13 o trabalho já foi concluído e as escolas já receberam o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O AVCB ou como é dito popularmente, “Alvará dos Bombeiros” certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação.

A entrega do AVCB foi feita na manhã desta sexta-feira, 07/05, pelo Prefeito Mário Marcus e pelo Secretário de Educação Albano Tibúrcio às Diretoras Márcia Sacramento, Malvina Siqueira, Marta Gerçóssimo e Flávia Teodoro. Também participaram da cerimônia os servidores da educação Mauro Morais e Adão Meireles, representando a esquipe da Secretaria de Educação.

Já receberam o AVCB as Escolas Municipais “Marechal Deodoro da Fonseca”, Paraíso da Criança Centro e Paraíso da Criança Sagrado Coração de Jesus, as CEIs “Elza de Carvalho Bruno”, “Geraldo de Assis Zebral”, “Monsenhor Antônio José Ferreira”, “Mariinha Biagioni”, “José de Melo Chaves”, “Augusta Paulina do Nascimento”, “Dona Glorinha”, “Ricardo Medioli” e “Gertrudes Cops”.

Na oportunidade o Prefeito Mário Marcus ressaltou a importância deste trabalho em proporcionar mais segurança aos alunos e profissionais das escolas municipais. Destacou a relevante contribuição do Eng. Augusto Júnior Araújo, Coordenador da Defesa Civil, pelo trabalho que vem realizando nas escolas visando a adequação às normas do Corpo de Bombeiros.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *